top of page

✽❅◈☲

08 de junho de 2020

Sobre a publicação

A publicação Escritos de Artista, Escritos em Arte, organizada por e para o corpo discente do PPGARTES-UERJ, reúne textos de artistas e escritos em arte com diversos temas e formatos, divulgando reflexões sobre pesquisas em arte no seio universitário. O intuito dessa proposição coletiva é estimular a publicação e circulação de textos que vão além da formatação acadêmica, dando espaço para o caráter experimental e processual da escrita ligada ao pensamento estético.
 
Assim, também se propõe a criar um processo de editoração aberto e participativo, de modo que essa publicação não reproduza a forma como revistas acadêmicas realizam seus processos seletivos. Ao contrário, pretendemos que os participantes e interessados na publicação atuem em suas etapas de apreciação dos textos enviados e da editoração - fomentando, mais do que a produção do impresso, o próprio usufruto de seu material léxico através do compartilhamento dos textos e da divulgação de seus conteúdos.

 

Em suma, propomos a criação de uma estratégia de partilha textual rizomática, um dispositivo poroso de trocas de ideias por meio da linguagem escrita, atravessando o espaço gráfico e digital. Um meio de proliferar a liberdade de expressão e expandir o pensamento em arte.
 

✽❅◈☲

01 de novembro de 2022

Diretrizes do projeto

I - Escritos de Artistas, Escritos em Artes é um projeto de livre organização discente, feito para os  discentes e pelos discentes. Todes com matrícula ativa no PPGArtes-Uerj podem participar.

II - O projeto se organiza como uma plataforma múltipla, material e virtual, assumindo a característica  de contra-dispositivo, para produção, inclusão, articulação e publicação de textos de artistas e escritos  em artes que fogem dos padrões acadêmicos, comerciais e tradicionais de circulação.  

III - O nosso modus operandi se inspira no livro-matriz Escritos de artistas anos 60/70, organizado por  Glória Ferreira e Cecília Cotrim. Vemos nessa obra uma partitura conceitual e uma atitude processual que estrutura o projeto como uma performance editorial participativa.

 

IV - O protagonismo do texto como imagem e condutor de imagens, se dá por essa tautologia, que está  enunciada tanto no título do projeto, quanto no corpo gráfico do impresso e do arquivo virtual, tornando o  suporte transparente e reflexivo para a escrita como potência e veículo de expressão e de pesquisa  artística: 
 

IV. a) o texto é o conceito da publicação, seu meio condutor de ideias e sensibilidades, assim como, uma  citação estrutural de sua referência matriz; 

IV. b) o texto também propicia uma dupla economia processual: no caso da materialização, ele barateia o  custo de área de impressão; no caso da estratégia, essa economia multiplica o número de volumes, o que  aumenta a distribuição e o alcance da publicação. 

V - A participação e experimentação nos processos de manutenção do projeto, assim como, da  formação do corpo de organizadores e da dispersão dos textos, está sempre em atualização e  ampliação, sendo o projeto uma plataforma flutuante, respondendo e se ajustando à demanda dos  discentes e participantes.

 

VI - Prezamos pela transparência conceitual de participação, de gastos orçamentários e de  processos e procedimentos de editoração. As ferramentas para isso são o edital, as reuniões coletivas,  a produção e o lançamento público e gratuito dos volumes dos escritos, concretizando nossa estratégia de  publicação e divulgação das pesquisas do campo artístico universitário para além dos limites da  universidade. 

VII - A partir destas diretrizes balizamos que, caso o projeto altere radicalmente sua natureza  experimental, participativa e discursiva; caso imagens em stricto senso venham tomar o espaço gráfico  do texto na página, tal projeto não poderá mais carregar o nome "Escritos de Artistas, Escritos em  Artes – PPGArtes - UERJ”, dissolvendo o sentido de sua conceitualidade fundadora.

bottom of page